segunda-feira, 14 de maio de 2012

Livro Psiquiatria Sem Alma é lançado em Foz do Iguaçu


Neste domingo (13) foi lançado oficialmente livro Psiquiatria Sem Alma, do médico psiquiatra José Elias Aiex Neto. O evento aconteceu no Salão Internacional do Livro de Foz do Iguaçu. O lançamento estava previsto para o dia anterior, porém, devido a problemas na organização evento foi transferido.

De acordo com Aiex o livro surgiu de uma “inquietação” com relação uma série de estudos que vinham ocorrendo em diversos países sobre os efeitos colaterais de medicamentos para transtorno mentais, bem como, o aumento significativo de pessoas com este problema. “Nos Estados Unidos e na Inglaterra existe gente reagindo aos abusos no uso de medicamentos controlados, no Brasil estamos assistindo sem fazer nada”.

Durante a apresentação o médico citou as principais fontes utilizadas para concepção do livro, inclusive de pesquisadores que revelam as táticas utilizadas pelos laboratórios farmacêuticos para incentivar o uso de medicações. “Estamos vivendo a era das epidemias mentais no mundo, nem as crianças escaparam desta indústria”, apontou.

Aiex ainda destacou alguns efeitos colaterais que determinados remédicos prescritos atualmente podem ocasionar nos pacientes. “Aqui no Brasil, depressão se tornou uma doença incurável. Os médicos esqueceram-se da terapia da palavra, de ouvir os pacientes antes de medicar”. Para ele, o interesse econômico tem prevalecido sobre a saúde dos pacientes. “O atual sistema quer destroçar as pessoas ao ponto de transformar um sofrimento psíquico em seres dependentes de médicos e medicamentos”.

O livro Psiquiatria Sem Alma é resultado de mais de 10 anos de pesquisas e da experiência pessoal de Aiex como psiquiatra há 36 anos. A publicação é da Travessa dos Editores e está disponível para venda na livraria Kunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário