quarta-feira, 9 de maio de 2012

Unila: um caminho para integração da America Latina na Tríplice Fronteira


Se integração tem sido a palavra de ordem dos últimos anos, a região trinacional, composta por Brasil, Argentina e Paraguai vem despontando como um bom exemplo deste predicado. Como projeto desde 2007, a Unila – Universidade Federal da Integração Latino Americana ainda não formou sua primeira turma, mas já pode ser considerada  uma das propostas mais eficazes para a real integração cultural.
A universidade  recebeu seus primeiros alunos em 2010, quando a cidade começou a observar movimentações de jovens paraguaios, uruguaios e argentinos, fora os brasileiros de diversas regiões.  Atualmente, além desses países, a Unila também conta com acadêmicos oriundos da Colômbia, Bolívia, Peru, Chile e Equador. E, de acordo com as últimas notícias, em breve estarão desembarcando na Terra das Cataratas novos alunos, desta vez, de El Salvador e Nicarágua.
Com seus cursos diferenciados e - ainda não reconhecidos pelo Ministério da Educação – a universidade abriga jovens engajados com as mudanças na sociedade e no sistema de ensino. Tanto que em 2011 e em março deste ano já houveram protestos por algumas demandas ainda não foram viabilizadas para garantir o processo universitário de ensino, pesquisa e extensão. Alunos, professores e servidores já encararam as ruas pela garantia de seus direitos.
No campo da estrutura a Unila também tem toda possibilidade de se tornar mais um símbolo, especialmente porque a genialidade do projeto ficou por conta de ninguém menos que Oscar Niemeyer. Com as obras de já iniciadas a pretensão é de atender 10mil alunos, por isso, estima-se que atualmente seu canteiro de obras esteja entre um dos maiores do País e já é o segundo maior da história da região fronteiriça, atrás somente da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional.
É certo que ainda serão necessários muitos ajustes para que a Unila realmente cumpra seu papel para formação de profissionais diferenciados e por que não dizer, dispostos a lutar contra as intempestividades do capital. No entanto, uma proposta que já nasce marcada por lutas e principalmente pela união de povos, tem os elementos ideais para o sucesso. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário